sábado, 10 de novembro de 2012

Reikwaapa – Legado do Povo Guarani do Espírito Santo

Reikwaapa – Legado do Povo Guarani do Espírito Santo:
O artesanato indígena é reconhecido como expressão importante da cultura material Guarani. Objetos tradicionais, passados de geração em geração, constituem hoje num dos principais meios de subsistência para as famílias da aldeia de Três Palmeiras (Boapy Pindo), localizada no município de Aracruz-ES.
Totalmente artesanal, sua produção envolve a utilização de matéria-prima encontrada na mata, como o cipó-imbé, a taquara, dentre outros, empregadas no feitio de uma variedade de peças como esculturas de madeira, instrumentos musicais, cestarias, adornos etc.
A fim de garantir a continuidade e a transmissão destes saberes, sentimos a necessidade de oferecer aos mais jovens uma estrutura adequada ao aprendizado das técnicas e ao manuseio dos instrumentos empregados na fabricação dos objetos; garantindo também o sustento de suas famílias no futuro.
Nós da Associação Guarani Boapy Pindo pedimos sua colaboração para com nosso projeto Reikwaapa – Legado do Povo Guarani, que tem como objetivo a criação de espaços e de condições para que os próprios artesãos indígenas ministrem oficinas de artesanato para crianças e jovens da aldeia, repassando os conhecimentos que adquiriram de seus antepassados, ajudando a preservar a arte e a cultura guarani e construindo alternativas para a geração de renda. Para tal precisamos de 3.000 reais para a compra de materiais e equipamentos que possibilitem a estruturação física do espaço.
As peças produzidas nas oficinas pelos artesãos indígenas serão expostas no Centro Cultural Guarani Tatati Ywa Rete, localizado na aldeia de Três Palmeiras – Aracruz/ES, aberto à visitação durante o dia. Para apoiar, clique AQUI.

http://catarse.me/pt/crowdfundingguarani. Compartilhada por Lucia Carneiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário