sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Qual o perfil do seu candidato a vereador?

  
Neste ano de eleição, é importante repensarmos, ou pensarmos, sobre a função do vereador e quais as características das pessoas que deveriam ocupar esse cargo importe. Logicamente que vive-se um momento onde os políticos no Brasil tem pouco respeito por parte da população, principalmente pela grande volume de acusações de corrupção e por uma flagrante incompetência para desenvolver suas funções enquanto representantes do povo.
Primeiramente, o vereador deve ter tempo para ser vereador. Quero dizer que ele deveria dedicar-se exclusivamente à função de legislador e representante do povo, pois a função de um vereador, muito mais do que arrumar verbas e emendas para suas bases eleitorais  (É o caso do Deputado Estadual e Federal, porém não do Vereador). Além disso caberia aos vereadores pensar o município em termos leis de regimentos e ao mesmo tempo fiscalizar para que as leis existentes sejam cumpridas (executadas) de forma coerente e licita. Portanto, pessoas aposentadas, com currículo ilibado, com conhecimento da realidade do povo e com experiência de vida teriam um bom perfil para o cargo.
Segunda característica importante para o cargo seria a relação com o dinheiro. Grande parte dos políticos de modo geral, ao fim de seus mandatos acabam em uma situação muito complicada, pois aprendendo a viver como políticos profissionais acabam desenvolvendo estratégias corruptas de arrecadação de verba para manterem seu estilo de vida, e ainda para buscarem a reeleição, portanto, pessoas aposentadas que não demonstram essa ganância para arrecadação de verbas para si, teriam um bom perfil para o cargo.
Terceira característica interessante para o vereador a ser considerada é a proximidade com as pessoas. Criaturas que aparecem apenas na época da campanha dever ser extirpadas das opções de votos, ( extirpadas pelo voto) por outro lado, pessoas que estão constantemente com as comunidades deveriam ser considerados. Ademais, uma vez eleitos, os vereadores deveriam ter seus escritórios (gabinetes) abertos para a população poder ser ouvida em suas demandas e necessidade.
Fala-se muito da função da sociedade civil como interlocutor das demandas da população. (A sociedade civil organizada na forma de ONGs e associações de interesses devem semelhamente se fazer representar nas camadas pro meio de vereadores que provenhas de classes representativas da sociedade.)

Seu candidato uma vez eleito vai exercer o mandato com atividade exclusiva disponibilizado seu tempo integral em beneficio dos que o elegeram. eis a questão!



ADALTRO ALBINELI

Nenhum comentário:

Postar um comentário