segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Qual é a real situação da blogosfera brasileira?

BY Otimizar Blog...

Qual é a real situação da blogosfera brasileira?:


Neste artigo iremos abordar um assunto que é de certa forma polêmico e que está em debate devido ao artigo "Porque a blogosfera brasileira sempre será desigual…", criado pelo Antonio Faneca do Blogando com Facilidade.No decorrer deste artigo iremos debater sobre a união e o aspecto moral da blogosfera brasileira, mais especificamente de metablogs.

Primeiramente aconselho que sejam lidos alguns dos os artigos que fazem parte deste debate, que são nomeadamente:






Neste artigo irei apenas explanar um pouco mais a opinião que deixei em um dos artigos antes citados, porém estou totalmente aberto a debates e argumentos que possam me fazer mudar de opinião.Antes de começar a mostrar meu ponto de vista quero deixar bem claro que não tenho o intuito de ofender ou maldizer ninguém, pelo contrário quero fazer críticas construtivas que incentivem o crescimento pessoal.


Pois bem, vou deixar claro logo de início que sou adepto ao meio termo, para mim a proposta do Iago e do Antônio é utópica e a opinião do Marcos está relativamente fechada.Ambos os lados tem argumentos válidos e estão ao mesmo tempo certos e errados.


Vamos avaliar primeiro a proposta da equipe do Blogando com Facilidade, um blogosfera unida onde existe grande incentivo aos pequenos blogs e todos se respeitam.É de fato uma belíssima proposta porém como muitos deve saber é completamente utópica.






Em todos os tipos de mercado,seja ele online ou offline, existe um "grupo dominante" e um grupo ascensor, o grupo dominante sempre se relaciona entre si e o grupo ascensor procura sempre alianças para crescer e um dia se tornar dominante.Na blogosfera brasileira não é exatamente assim, existem muitas exceções, mais de modo geral todo mercado adota esse modelo.


Achar que um blogueiro profissional deve comentar em blogs pequenos é uma proposta realmente muito nobre porém é um tanto quanto indecente.Em minha opinião tanto blogueiros grandes como pequenos não têm a obrigação de curtir, seguir, comentar ou se quer incentivar nenhum tipo de blog, seja ele grande ou pequeno.


Penso que quando um blogueiro, seja ele quem for, comenta segue ou curte um blog ele está de certa forma demonstrando que foi conquistado.Um simples curtir não deve ser dado como forma de demonstrar amizade ou formar aliança, um curtir deve significar algo como: "Ei, eu realmente curto seu conteúdo e quero acompanhar mais de perto o seu blog, você realmente conquistou o meu respeito".Como todos sabemos os gostos são diversos e as opiniões se divergem, muitas pessoas podem não gostar do seu conteúdo enquanto outras amam.


Muitos blogs considerados grandes não me conquistaram ainda enquanto alguns pequenos já tem ganho todo o meu respeito, isso é natural, sempre vão existir pessoas que você vai gostar e pessoas que você vai sentir empatia.


Por outro lado concordo com a equipe BCF no ponto onde eles dizem que todos os blogueiros não devem procurar humilhar ninguém e nem responder comentários ou e-mails de maneira ofensiva.Uma ótima opção seria deixar bem claro para que o formulário de comentário pode ou não ser usado, isso seria com certeza melhor que ignorar os contatos.









Vamos seguir analisando a opinião do Marcos Lemos, blogueiro renomado na blogosfera brasileira.Segundo ele a vida de um blogueiro estudante é relativamente mais fácil e muitos de nós estamos apenas trabalhando em bases formadas por outros que vieram antes.


A vida de blogueiro estudante é sim mais fácil que a de uma pessoa com mulher e filhos para cuidar porém creio que não seja tão fácil quanto o Marcos imagina.Eu mesmo (Lucas Rolim) tenho cerca de 8 horas de aulas por dia e cerca de 20 a 30 questões de vestibular para responder, sem contar atividades extra curriculares como cursos e academia.


Uma outra questão que o Marcos pode estar não se atentando é a de que é preciso se formar bases solidas para se construir novas estruturas.Nós, os novos e pequenos blogueiros estamos formando nossas bases para que em um futuro próximo possamos inovar e trazer coisas jamais vistas.





Conclusão




No fim das contas todos continuam estando certos e errados.Nenhuma pessoa deve ser forçada a incentivar ou demonstrar apreço por ninguém, isso é um sentimento que vem de dentro e deve ser espontâneo, ao mesmo tempo que todos os "grandes blogueiros" devem não ser forçados a comentar ou incentivar blogs pequenos mas sim buscar ao menos conhece-los.


Por fim quero deixar que em minha opinião um blogueiro não é considerado grande ou pequeno pelo número de visitas que recebe, um grande blogueiro em minha opinião é aquele que produz conteúdo de qualidade, sabe como tratar o seu público e acima de tudo sabe superar obstáculos.


Se um dia alguém tentar o desmotivar ou humilha-lo tome isso para si não como trauma ou ofensa mas sim como lição.Trabalhe para fazer melhor que aquele que te despreza para que no futuro possa ensina-lo e mostrar o verdadeiro espírito da blogosfera, o de fraternidade e compartilhamento de informação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário