quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Dilma Trai Evangélicos, e eu acho isso ótimo....

  
            Um velho paradigma filosófico já dizia o seguinte: Se uma pessoa mente para outra, que sabendo que a outra sabe que ela mente, ela realmente está mentindo? Sim, esse paradigma explica bem a ultima polêmica da Blogsfera Gospel.
            O Fato: A presidenta Dilma nomeou como ministra da Secretaria da Mulher, a Sra. Eleonora Menicucci, que sabe-se é defensora da legalização do direito de interromper a Gravidez, vulgarmente chamado de Aborto. Não que isso seja algo incrível, vou explicar depois, mas que vai contra a promessa de campanha na qual prometeu-se a algumas lideranças evangélicas que se eleita seria contra o Aborto e não apoiaria a legalização do casamento Gay[i]. Mais de um ano depois, ela não cumpriu sua promessa, que bom!
            Acho isso positivo, primeiramente porque as lideranças evangélicas precisam aprender a colocar-se em seu lugar. Não são lideres, são apenas empresários da fé que por terem alguns milhares de seguidores, acham-se representantes de Deus na terra para exercer poder políticos e negociar o voto de suas ovelhas. Sim, ao recomendar que se votasse em Dilma, por essa haver assinado uma promessa,  exerceram um papel burlesco de mediadores políticos, cabos eleitorais infelizes, que de um modo ou de outro enganaram as pessoas que os seguem. Sua função, como pastores evangélicos, seria orientar seu povo no sentido de escolheres com seriedade e consciência. Não que houvesse candidatos viáveis, mas a função da igreja e do ministério pastoral não foi cumprida na ocasião.
            O segundo ponto positivo disso é que agora pode-se aprender com a fabula do sapo e do escorpião. Imagine que Dilma Roussef, militante, guerrilheira, presa pelos militares, deportada e ainda, com décadas demilitancia de esquerda, um mês antes da eleição aparece com um véu de católica fervorosa, abraçada com um neto e ainda fazendo acordo com crente, isso é tão insólito que parece uma piada, mas foi o quadro na época. Todos da esquerda sabiam que isso era eleitoreiro, poucos militantes reagiram contra isso, e só os evangélicos não viram o que ia acontecer. Isso lembra o que aconteceu na época da ascensão de Hitler na Alemanha, quando a igreja protestante chega a afirmar Adolf como escolhido de Deus que restauraria o país e a igreja, talvez contra os Judeus. Dilma não é um Hitler, de forma alguma, mas usou de uma estratégia bem parecida para cooptar grupos diferentes para se eleger, e agora, ela não precisa mais dos amigos estranhos.
            O terceiro aspecto positivo deste caso é que ao rejeitar Marina Silva, as lideranças evangélicas mostraram seu caráter. Não que Marina tivesse intenção de se eleger, sabe-se que sua função era meramente para gerar um segundo turno, mas tem algo importante nela, como evangélica que deve ser frisado. Quando perguntada sobre sua opinião sobre Aborto e Homossexuais, elas diziam que era uma questão que deveriam ser discutidas, de modo que não fechava a questão, dando a entender ser possível avançar no sentido resolver tais questões de forma democrática. Isso é o que mais irrita os evangélicos, a saber, democracia, discussão e liberdade (não que os movimentos sociais e de esquerda sejam diferentes). Marina era tida como liberal, e acho que ela faria bem ao país, se conseguisse governar, coisa que acho improvável.
            Por fim, ambas as questão já avançaram bastante neste ano. O casamento Gay já acontece e o Aborto já é uma realidade em alguns casos, e isso é bom. Acredito que agora seja uma ótima oportunidade para a igreja evangélica colocar-se no seu lugar e cumprir a sua missão. A função da igreja não é ser cabo eleitoral, e sim ser manifestação de Cristo na terra. Esses mesmos pregadores que acreditam que o Aborto e o casamento Gay são problemas deveriam usar sua estrutura eclesiástica para combater a pobreza e a ignorância, principalmente política.
            O que virá depois? Bem as próximas eleições irão acontecer, o que os evangélicos farão? Eu não sei, mas acredito que deveriam tomar mais cuidado com algumas coisas. Primeiramente, deveriam apóia o candidato cuja proposta faça sentido com sua história; Segundo, deveriam parar de acreditar nas lendas que sempre aparecem afirmando que tal e tal candidato é satanista, isso é infantil e nocivo; em terceiro lugar, deveriam considerar a ficha corrida do candidato e do partido, um pouco de honestidade cairia bem e poderia nos livrar de garotinhos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário