domingo, 30 de outubro de 2011

Terra Nova é uma Fraude


            A muito tempo tenho consumido, em maior quantidade que deverias, as malditas séries americanas. Não tenho condições, principalmente tempo, para acompanhar todas as milhares delas que aparecem toda temporada, mas aproveito pelo menos umas três ou quatro por ano. Elas são malditas por vários motivos, entre eles cito o fato de serem perfeitamente previsíveis e de certo modo ingênuas, além de poderem ser canceladas da noite para o dia. O problema maior, no entanto, é que ainda assim, ínsito em segui-las..
            Depois do final desastroso, o qual eu já havia previsto com antecedência (nota mental: registrar minhas previsões no blog) , do Lost (2004-2010), o publico ainda espera algo realmente novo. Especificamente neste subgênero das séries de ficção, cientifica ou não, houveram diversas boas tentativas que não frutificaram, pois por diversos motivos o público não acreditou nelas (Flashforward). A ultima novidade do gênero é Terra Nova (2011), e sobre elas eu gostaria de refletir, apontado que ela não passa de mais uma fraude.
            Terra Nova propõe-se a contar uma história de uma família que migra do futuro apocalíptico para o passado paradisíaco (85 Milhões de Anos). A idéia é bem bacana, têm tiros que não matam, têm armas sônicas, dinossauros, viagem no tempo, discussão de universo paralelo, problemas e dramas familiares, problemas sociais, problemas políticos, afrodescendentes morando nas florestas, e carros estilizados, mas por traz disso, tem um cheiro de algo muito, muito podre, que me diz: eu já vi isso antes.
            Primeiramente a abertura é uma mistura da abertura do Heroes, com o planeta ao fundo, com a abertura do Liga da Justição sem limites, com algo de StarGate. Alias, pensando bem, é um Stargate do avesso. A abertura de uma série fala muito sobre o cuidado com que série está sendo feita, bastando pensar na abertura do Game of Thrones, onde cada episódio tinha uma abertura diferente.
            Em segundo lugar, o probleminha do esquema básico. Series de uma familiazinha de fronteira é mais velho que andar para traz. Ai tem a mamãe médica, que parece com o Perdidos no Espaço (Maure Robinson), que tem uma filha mais velha espertinha, inspirado na Liza Simpson, e um filho rebeldezinho, como o do Falling Skie. Alias, falando em Falling Skie, tem o cara esperto que acaba tenho um chefe de cabeça branca, meio surtado, que tem inimigos em toda parte. Alias, o ultimo episodio da referida, o cara principal foi com os aliens, assim como o Jim do Terra Nova foi com os Sixters (Vilões Primários da série), fez uma certa amizade e resgatou uma criança.
            O chefão malvado é outro tema recorrente. E apensar da escolha do ator ter sido muito boa, é o mesmo personagem do tiozao do Avatar, isso não me incomoda, pois como disse o Jovem Nerd, se ele tivesse sido selecionado para participar do alien o oitavo passageiro, nada daquilo teria acontecido.
            Fiquei pensando naquele portão, onde as cenas de combate vão acontecer constantemente. Lembra bastante o Parque dos Dinossauros meio que ao contrario. Eu até achava o Parque dos Dinossauros até bacana a 20 anos atrás. Teve um sina alias, que o sujeito lutou com um dinossauro pequeno batendo nele com uma porta, sinceramente já vi essa cena antes
            O Jim (tiozão principal), lembra o policial de outra série chama Eureka, onde era uma cidade que tinha um monte de cientistas. O detalhe é que o par romântico do cara, era uma morena, que lembra muito a medica do Terra Nova. É bacana os grigos colocarem mulheres com algo latino indiano como padrão de beleza, isso é bom, o problema é que eu já vi isso antes. Alias, desde o saudoso BattleStar Gallactica, (Whatafreeak), tinham uma das superdróides (Cyler) que era meio morena também. Se tivesse tempo, eu montaria um mosaico, só para provar minha tese.
            Os Sixters parecem com os outros, do saudoso Lost. Acredito que eles vão se mostrar como sendo apenas umas peças de um jogo político. Lembro que os outros (hostis) do Lost tinha um jeito de espertões, mas no final, foram morrendo como moscas e mostrar-se muito pouco espertos. Estou pensando que o filho do Commander Nathaniel Taylor, seja como o Benjamin Linus do Lost. A Namoradinha do filho do Jim, parece com a Juliet, mas é som impressão.
            De fato, a cada dia fica mais complicado inventar algo realmente novo, que faça sucesso. Lembro com tristeza da série Caprica que tinha elementos bem inovadores, mas que acabou não vingando. Alguns dizem que foi por causa do conservadorismo do publico americano que não agüenta uma discussão religiosa realmente profunda, mas acho que foi mesmo por burrice do publico que não deve ter entendido a piada.
            Recomendo a Serie Terra Nova, sem muita expectativas como demonstrado acima, mas parece uma série que tem potencial. Se algum leitor for amigo dos produtores, diga-lhes que futuros alternativos seria uma coisa boa, assim como dinossauros inteligentes, e ainda alienígenas. Além é claro de um blindado para o Commander Taylor...isso ajudaria bastante, pois já que Terra Nova é uma fraude, pelo menos que seja divertido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário