domingo, 18 de setembro de 2011

O murmurador não terá perdão...

Murmuração do Cristão não tem perdão....

A primeira coisa a ser colocada com respeito da murmuração, é que ela é universal, pois todos fazem, compulsivamente às vezes, e ainda patologicamente na maioria dos casos. Murmurar é aquela reclamação zinha, bem zinha, que as pessoas fazem contra as coisas que lhe estão agredindo, ou que lhe ofendem dia após dia. Geralmente é feita em voz baixa, nas colcheias da vida.

Mas qual o problema disso? Por que a Bíblia coloca como algo ruim? Para mim dois casos importantes, o primeiro é o caso dos espias que reclamaram da terra prometida, e no segundo caso foi na carta do 1 Pedro 4:9, onde Murmuração é o oposto ao ser hospitaleiro. Primeiramente, os espias de Moises era traidores, por que deveriam ter compartilhado com Moises a perspectiva de que não seria possível entrar na terra prometida, se tivessem feito isso, Ele teria consultado a nuvem, e Deus mesmo teria providenciado uma mensagem para incentivo do povo. No segundo caso, na hospitalidade, devemos considerar que a discussão ali é sobre pregadores viajantes que deveriam ser recebidos nas casas, curiosamente, em 2 João 1:10, outra carta, afirma que eles não deveria ser recebidos em suas casas. Peripécias teológicas aparte, o caso é que ou você recebe ou não recebe, ou você entra na terra prometida ou não entra.

O murmurador está, portanto em uma situação de rendição, ou seja, não pode ou não quer fazer nada com respeito ao problema, quer ficar, mas não quer mudar a situação, logo está rendido. Quando se está rendido pelo sistema, é bem complicado, mas quando se está rendido por si mesmo, ai sim, ai é simples. Freud falando do problema da culpa já apontava isso, ou seja, culpas internas, o super-ego, acusando e lembrando alguma coisa ruim. Para vencer o super-ego, é necessário um ego bem reforçado, que possa olhar para o super-ego e dizer-lhe umas verdades.

Se você diz umas verdades para sua própria alma, poderá dizer umas verdades para a vida, e para os outros. O fato é que quem é assertivo não é murmurador, porque fala a verdade para si mesmo. A verdade dos sentimentos e das vontades que precisam ser entendidas e buscadas. Neste sentido, acredito que Deus espera que o individuo seja assertivo para com ele, dizendo o que está dentro do coração.

Quem murmura não tem perdão, porque, de forma natural, terá que arcar com as conseqüências da passividade para com os problemas da vida. O murmurador ficará esperando que a vida mude, que as pessoas mudem, que o universo mude. Mas aquele que busca entender seu local no mundo, vai reclamar para obter aquele que lhe é de direito, vai falar o que está errado e, às vezes, tentar mostrar qual o caminho certo, ou pelo menos um caminho errado, que pode ensinar alguma coisa. Errar é necessário...

Caminho é como nariz, cada um enxerga o seu. O murmurador, não vê o seu nariz, vê o umbigo. Quem olha para o nariz, olha para frente, vê os problemas, mas tenta ver além das barreiras e das lutas, olha, entretanto para o horizonte....



**** favor comunicar os erros de digitação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário