sábado, 2 de julho de 2011

Mestrado em Ciências da Complexidade

Mestrado em Ciências da Complexidade

Apresentação

O Mestrado em Ciências da Complexidade tem como objectivo fundamental a formação e a investigação na área dos estudos da complexidade, assumindo uma perspectiva interdisciplinar que associa pontos de vista oriundos de diferentes áreas do conhecimento. Pretende-se com este curso contribuir para dotar os mestrandos de competências que lhes permitam compreender o meio ambiente em que estão inseridos, através da aplicação de metodologias de modelação e de simulação computacional, assim como resolver problemas complexos com recurso a tecnologias de informação, nomeadamente sistemas de suporte aos processos organizacionais em ambientes complexos. O desenvolvimento destas competências permitirá a integração de conhecimentos multidisciplinares e a formulação de julgamentos de forma autónoma e a partir de dados que são frequentemente incompletos.

O curso tem a duração de dois anos. O primeiro ano é constituído por 10 unidades curriculares, equivalente a 60 ECTS e o 2º ano tem igualmente 60 ECTS, dos quais 48 ECTS referem-se à Dissertação em Ciências da Complexidade e 12 ECTS a um Seminário em Ciências da Complexidade.

Este programa é complementar ao Doutoramento em Ciências da Complexidade, em funcionamento no ISCTE-IUL e na FCUL e ministrado em conjunto pelas duas instituições. O conjunto do doutoramento e do mestrado proporciona aos seus alunos uma formação integrada de segundo e terceiro ciclos, na área das Ciências da Complexidade. O 1º ano é comum aos dois cursos. O 2º do mestrado permitem ao mestrando prosseguir a sua investigação no quadro do curso aqui proposto, com o objectivo de conceber e apresentar uma tese de mestrado. A área científica predominante é a informática aplicada.

O Mestrado em Ciências da Complexidade destina-se aos quadros médios e superiores que pretendem, por um lado, compreender o meio ambiente complexo em que as suas organizações interagem e por outro lado desenvolver competências na área das ferramentas de modelação e simulação de sistemas complexos. Este curso pretende também incentivar e enquadrar os trabalhos de investigação de natureza interdisciplinar, realizados por investigadores oriundos de diferentes domínios científicos que se dedicam ao estudo dos fenómenos complexos.

São conferidos os seguintes diplomas: Diploma de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Complexidade, correspondente à frequência com aproveitamento do 1º ano (60 créditos) e Diploma de Mestre em Ciências da Complexidade, que corresponde à frequência com aproveitamento dos 1º e 2º anos (120 créditos).

O Mestrado em Ciências da Complexidade será ministrado no ISCTE-IUL e na FCUL.

O programa é enquadrado por relações de intercâmbio e de cooperação com laboratórios e universidades europeias. A dimensão internacional do mestrado assenta nos seguintes factores complementares: existência de uma comissão internacional de aconselhamento; utilização da língua inglesa; estabelecimento de protocolos internacionais de cooperação; participação do corpo docente em outros programas doutorais europeus e finalmente ligação à Complex Systems Society europeia.

A internacionalização deste mestrado assenta num conjunto de protocolos com a Universidade Paris-Dauphine (França), com a Universidade de Savoie (França) e com a Academy of Economic Studies of Bucharest (Roménia). Há relações de intercâmbio de professores com a Universidade Paul Sabatier de Toulouse (França), com a Open University (Reino Unido), com a Universidade de Utrecht (Holanda) e com a Universidade do Texas (EUA).ISCTE-IUL

Nenhum comentário:

Postar um comentário