segunda-feira, 25 de abril de 2011

Espiritualidade contemporânea e o casamento do ano (2011)

 
            Espero realmente que o casamento do príncipe seja bom, não a cerimônia, que de fato não é importante, mas que este casamento possa beneficiar todo o povo inglês. Entretanto, a expectativa dessa coisa oculta os morticínios na áfrica e em outros lugares do mundo.. Enquanto milhares olham a coisas na TV, o povo brasileiro nãos e mobiliza para resolver seus problemas. Problemas que poderiam ser resolvidos pelo próprio povo, mas que não o serão, pelo menos até as próximas eleições.

            A notícia da semana e o casamento da princesa. Uma grande festa, com grandes esperanças. Mas esperanças de que afinal de contas? Por que isso é tão importante? A resposta é complicada de qualquer maneira, mas o fato que me chama a atenção é a simulação.
            Simulação é o processo quando um indivíduo, humano ou não, observando a ação de um terceiro, simula em sua mente as mesmas sensações que os protagonistas. Ok! Não são as “mesmas sensações” mas algo parecido com aquilo. Funciona da mesma forma que a pornografia, especificamente aquela que retrata relações sexuais, onde o voyeur libera (sim, isso é cientifico) algumas substancias parecidas com aquelas liberadas por pessoas em situação sexual real.
            O fato, é que todo esse universo de mídia não passa de voyerismo. Para que? Para ter o prazer de entrar onde não se é chamado, ou de invadir a privacidade de terceiros. Não há, no que tange a estrutura, não há diferença entre o Big Brother e o casamento do príncipe. Tirando o fato que alguma foto mais erótica poderia ser punida com prisão na Inglaterra.
            Um aspecto da espiritualidade, não é o único, é a volta para o interior de si mesmo. Um Big Brother da própria alma em busca de intimidade com sigo mesmo. O desenvolvimento de uma espiritualidade consistente passa pelo conhecer a si mesmo para conhecer o outro, e no processo conhecer a Deus.
            A religião contemporânea é baseada no voyerismo barato. Tenta-se convencer os possíveis ofertantes através de provas de que a fé em tal igreja é a mais eficaz. Na televisão exorcismo e curas miraculosas que parece ser verdadeiro, mas de fato, tendo em vista os congêneres americanos, não o são. As pobres criaturas que assistem essas coisas na TV ficam imaginando receber a benção de Deus, sentido apenas a alegria, mas de fato nunca conhecerão a Deus de fato, porque simplesmente não conseguem conhecer a si mesmos.
            Pergunta: como seria o casamento da Dilma???

Nenhum comentário:

Postar um comentário