via blog do caminho da graça...
O QUE ÉAUTOENGANO?
Se o conceitoclássico de Insanidadeé fazer sempre a mesma coisa aguardando um resultado diferente dos muitosanteriormente alcançados [...] — então, Autoengano é fazer isto sem talconsciência consentida; ou seja: sem os jogos da sorte, como com frequência acontececom a Insanidade que faz a mesma coisa achando que terá resultados diferentesapenas porque, conquanto a coisa seja a mesma, o tempo é outro...; ou seja:tratando-se, nesse caso, de um novo jogo ou de uma nova sorte.
Autoengano,portanto, é a deliberaçãoque nos faz fazer algo que, consciente ou inconscientemente, suspeitamosque não alcance os objetivos desejados, mas que, pela nossa boa intenção,desta vez, estabelecer-se-á diferente apenas porque cremos sinceramenteque será diferente.
Autoengano, portal razão, é uma deliberação da fé/crença; a qual crê que a boa intenção mudaráo resultado das coisas!
Desse modo,podemos dizer que autoengano é um ato de fé/crença que assola o ser bem intencionado!...
Assim tambémse pode dizer que autoengano é uma deliberação das boas intenções, como se a boavontade tivesse o poder de mudar o significado das coisas, independentementede que as coisas tenham mudado ou não...
Autoenganonão demanda a conversão da pessoa/sujeito de nossa esperança; ou do objeto dovínculo por nós pretendido; ou mesmo dos fatos em si [...]; mas, supostamente,depende apenas da nossa boa intenção!...
Os agentespodem ser os mesmos, mas se as intenções por nós auto definidas forem outras,nos parece [ilusoriamente] que houve uma mudança radical e objetiva das coisasou das condições em questão.
Dessa forma,é o autoengano que nos faz crer que as mesmas coisas ou pessoas, sem alteraçõesconstatadas pelo tempo/fato/história — porém reunidas em outro tempo e outras superficiais circunstâncias —,automaticamente nos darão outro resultado [...]; diferente dosanteriores.
Pela mesmarazão se pode dizer que autoengano é uma decisão mágica da alma boa; aqual, contra toda lógica e sabedoria, acredita que a boa intenção tem o poder de alterar a realidade,a nossa e a do outro; ou mesmo tem a capacidade de transformar ascircunstancias implicadas na e da mesma decisão antes malfadada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário