No principio era a palavra, o verbo e o logos…
Marcos Henrique
Leitura de João 1:1
João Evangelista escreve seu texto em uma comunidade composta de pessoas de todas as origens culturais possíveis, judeus, essênios, romanos, gregos, etc... para eles, o logos espermático de Heráclito era uma boa explicação aceita de modo generalizado. Heráclito foi um importante filósofo que viveu entre 540 e 470 a.C, e sua obra influencio profundamente o desenvolvimento do pensamento filosófico posterior. Para ele, o logo, que pode ser traduzido como palavra, razão ou causa, dependendo de como se interpreta, nada mais do que a lei universal. Segundo este paradigma, o logos era o que dava forma a matéria informe do universo. Isso é muito próximo da perspectiva judaica apresentada em Genesis 1, onde Deus dá forma ao mundo disforme.
A tradução de João 1:1 varia de Bíblia para Bíblia. Em algumas ela aparece como palavra, em outras versões como verbo. De fato, linguisticamente, ambas estão corretas, apensar de que no contexto, ambas não expressariam a noção de logos a qual possivelmente o autor estaria se referindo.
Jesus nesta perspectiva, além de esta com o pai na formação do mundo, é a manifestação da energia que rege e mantém o mundo como ele é. Então, numa tradução quase literal, e trocando logos(palavra) por Jesus, ficaria assim: no principio era Jesus(logos), e Jesus(logos) era para Deus, e Deus era Jesus(logos).
Qual a importância disso? Primeiramente, o texto de João é anti-religioso, de forma que Jesus está acima de filosofia (físico matemática grega), está acima do judaísmo, acima dos cultos pagãos. Essa perspectiva genuinamente monoteísta é salutar em nossos dias, pois somos convidados por Deus a sermos como Jesus, e não sermos religiosos, meros praticantes de rituais, servidores de ideias e credos que nada tem de cristão. Jesus se encaixa em todos os contextos e em todas as culturas, entretanto, tenta-se destruir as culturas para afirmar um cristianismo descontextualizado.
Para a semana, fica a pergunta: Se Jesus dá sentido a todas as coisas, como colocar Jesus nas coisas que não fazem sentido em nossa vida?
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Meu querido prof. parafrazeando o nosso amigo Oclécio no sábado enquanto falava das heresias cristológicas "Igrejas é um mal necessário para a socialização dos cristãos" e eu concordo plenamente com você que a verdadeira fé está em achar Jesus em todas as coisas e em todos os momentos, e que Deus está acima de qualquer convenção social, qualquer forma de culto e ao mesmo tempo em todos eles.
ResponderExcluirE o verdadeiro cristão é o que buscar viver dignamente amando a Deus acima de todas as coisas e Tratando das pessoas como gostaria de ser tratado com atenção, respeito, carinho e honestidade, sem pieguismos, puxasaquismos, e outros ismos da mesmas natureza. Sendo verdadeiras testemunhas do evangelho deixado por Cristo e exemplos a ser seguidos.
E como dira o velho ditado "Todo os resto é apenas resto"